Os sapatos perfeitos - Parte II

Só a cabo de curiosidade:A origem dos sapatos e sandálias de salto alto se perde em séculos de história. Os primeiros modelos de saltos altos foram encontrados em uma tumba do Antigo Egito e datam do ano 1000 aC. Esses saltos, provavelmente, caracterizavam a alta posição social de quem os utilizava.
Na Grécia antiga eles apareceram nos dramas gregos, em alguns atores utilizavam para indicar que o seu personagem era de uma classe superior. Apesar de na Roma, Tunisia, china, França -em certos periodos- e Japão o salto alto ter sido seriamente relacionado com a sexualidade (as mulheres que usavam salto eram cortesãs, concubinas, odaliscas e prostitutas), a história mudou após a Primeira Guerra Mundial. Com o desenvolvimento da economia, os calçados de tiras entraram em cena: pontudos e com saltos altos modelo Louis XIV. Havia uma verdadeira profusão de cores e os saltos eram até mesmo utilizados para dançar.
Nos anos que se seguiram, tivemos modelos mais simpáticos (decada de 60) com materiais sintéticos e transparentes. alem de sapatos estilo boneca (que é o meu favorito). Na decada de 70 houve o bum dos saltos plataformas se consolidado em modelos que mais lembravam botas na dec. de 80.
Na dec de 80, tmb apareceram os saltos stilletos (preferido das executivas) e os scarpan (aportuguesado).
Nos ultimos anos de 90 as modas se reciclaram, como sempre, e ja nos dias atuais o conforto é a palavra da vez. Em alta estao as sapatilhas e rasteirinhas, mas cá para nós mulheres, quem nunca amou um salto alto perfeito?

Nenhum comentário