Contagem Regressiva III


Na maioria das coisas eu sou hiper desorganizada. Juro que nao faço por mal, mas por exemplo, meu quarto é uma zona (agora nao está tanto, pq cada coisa tem seu lugar, mas...) de maneira geral vc vai encontrar uma cama bagunçada, livros por todos os cantos e um criado mudo lotado de coisas.
É, mas para algumas coisas eu sou super organizada, como é o caso das coisas relacionadas à faculdade, minha vida profissional e viagens. Para essas coisas eu tenho até listas com tudo o q eu estou levando e afins.
Arrumar a mala para mim, exige muito mais do que uma simples dobragem, eu sempre arrumo a minha mala pensando no que eu vou precisar primeiro e de imediato. Certo que em Cambridge as coisas serão tiradas da mala e organizadas em um guarda-roupas, no entanto eu ainda vou passar uns dias com meus primos em Paris, e bom, la nao poderei desfazer a mala, pensando desta maneira, preciso pensar em utilidade.
O que é extremamente dificil para mim, uma vez que tenho um passado desorganizado.
mesmo assim, o levantamento de objetos está feito e acabei percebendo que estou levando quase o dobro de vestidos e saias, que calças...o bom no meu caso é que estamos no verão, logo nao precisarei levar roupas pesadas e apesar de eu ser louca para ver neve, acho até melhor poder ir nesta epoca.
Para aqueles que vao viajar eu deixo alguns segredos para, na mala sobrar espaço e ainda levar tudo que voce precisa.

Dica 1 - Saiba sobre o clima do local que voce está indo. Se está indo no verao, abuse em roupas leves, para as meninas saias, vestidos sao otimas saidas. Se está indo no inverno leve o que for essencial, dependendo do periodo da viagem, leve mais blusas e divida 4 blusas por calça. Normalmente os locais com estaçoes intermediárias como outono e primavera, é mais facil voce levar casacos mais leves e sueteres.
Dica 2 - Se vai para os estados unidos, canada ou argentina, opte por levar so o que for essencial de roupa, nesses lugares as roupas sao bem mais baratas, entao é muito mais negocio voce comprar o que precisar por la.
Dica 3 - Se voce vai passar mais do que uma semana num local, nao leve shampoo, condicionador, sabonete e afins. Prefira comprar la. Esses materiais podem vazar, fazem volume na mala e sao coisas que vc encontra em qualquer vendinha.
Dica 4 - Arrume sua mala pensando em duas coisas: 1 - se vc vai ficar bastante tempo no mesmo lugar, de forma que de para voce desfazer mala e 2 - Se vai ficar viajando ou se vai ficar pouco tempo, de forma que nao desfazer. Se o seu caso for o primeiro, voce pode organizar a mala por tamanho. O que for maior e ocupar mais espaço deixe no fundo (como toalhas, roupas de frio e livros). Agora se voce vai ficar em movimento ou por pouco tempo, organize sua mala em uso. O que vocce vai precisar de imediato (material de higiene e roupas intimas).
Dica 5 - Use de bom senso. Calças e saias sao otimos para levar, pois vc consegue combinar com mais de uma blusa, entao opte por isso. Sapatos, vá com o que ocuparia mais espaço na mala (normalmente o tenis), leve no maximo mais dois sapatos uma sandalia para o diario e um outro mais formal, para as mulheres aquele salto super confortável, para os homens aquele sapatenis preto q combina com todas as roupas.Se voce vai passar pouco tempo, precisa mesmo de seu notebook? Uma boa saida para saber o que levar e o que nao levar é pensar simplesmente: EU VOU REALMENTE PRECISAR DISTO?
Dica 6 - Dependendo do tipo de mala que voce está levando existem 4 tipos de se arrumar as roupas: 1 - se voce está levando a malinha de final de semana ou mochila, leve as roupas em cilindros, enrole-as para ter mais espaço para coisas que nao podem ser dobradas desta maneira. 2 - se voce está levando a mala media de até duas semanas, ou dobre em cilindros ou as estenda no fundo da mala, da mais leve até a mais pesada. Se voce vai passar sté duas semanas, nao precisa de tanta coisa, mas vai precisar de espaço para a volta, normalmente vc vai comprar alguma coisa para trazer de volta. 3 - se a sua mala é de mes, pegue a maior que tem e organize ela da melhor maneira possivel, colocando-a em ordem de volume. o que faz mais volume, vai no fundo da mala e o que faz menos vc tapa buraco com eles. 4 - Se a sua mala é de intercambio de 6 a 10 meses, bom, voce provavelmente vai prefirir usar as dicas 3-4-5, pois se esse for o seu caso, opte por levar o essencial, que encaixe na estaçao que voce vai viajar e deixar o resto para comprar la, caso nao seja tao barato, leve o basico de cada estaçao e lembre-se que voce vai voltar, ou seja muitas dessas roupas vc nao vai mais usar.
Dica 7 - Lembre-se que a mala de volta nunca é igual a mala de ida. Entao se voce usou o bom senso na ida, tem que usar na volta também. Se o seu intuito de ida era de fazer compras, deixe espaço na mala. E lembre-se, também, que a mala de volta exige o dobro de paciencia para arrumar. Se voce está dentro do tipo 4 de viagem, entao veja a possibilidade de fazer uma vendinha de garagem para diminuir o volume da sua mala. Voce vende as roupas por um preço menor, mas recupera algum dinheiro que tenha gastado nelas e ainda por cima libera um espaço na mala. É claro que voce nao vai se desfazer de tudo, mas pense sobre o seu lugar de origem, existem roupas que voce nunca terá oportunidade de usar de volta, entao por que nao as vender?
Dica 8 - Se voce vai para fora do país, nunca desconsidere a possibilidade de ter a mala extraviada. Isso acontece com bastante frequencia, entao coloque etiquetas de identificaçao na sua bagagem com o endereço do local que voce vai e do seu local de origem, nao esqueça de levar uma ou duas mudas de roupas na bagagem de mao. E saiba que se a sua mala tem 48 horas para voltar para voce, caso isso nao aconteça, voce tem direito a uma quantidad d dinheiro da companhia aerea e se no espaço de tempo que a sua mala nao aparece voce precisar comprar alguma coisa que estava dentro da bagagem, voce deve guardar o recibo de compra e mostrar na companhia, eles vao lhe dar o dinheiro correspondente (isso é um direito seu! nao esqueça).
Dica 9 - Muita gente arruma a bagagem de mao completamente errada, ou eles levam uma sacola muito grande, ou muito pesado. Saiba que se voce é mulher, voce tem direito de lvar uma bagagem de mao e a sua bolsa, ou seja voce pode dividir peso. Apesar de parecer que nao, até esta bagagem é preciso do bom senso. Nao esqueça da roupa extra e organize o que vai levar por necessidade. Leituras, só o que voce tem certeza que vai ser lido durante a viagem, outros livros leve-os dentro da mala. So leve remedios se tiver a receita para eles, ou se eles nao precisarem de tal (dorflex, benegripe, tilenol, por exemplo). E mesmo no segundo caso, leve apenas se for de extrema importancia, pois se voce vai para fora do país, pode ter problemas.
Dica 10 - Antes de viajar verifique se pode levar o que pretende, caso contrario, voce pode encontrar um problema muito serio na hora de entrar no país. Tenha em mente que voce é o visitante ali e que tem que se adequar as normas daquele local e a melhor coisa é nao reclamar!


Faltam - 3 dias

Um comentário

Lika Band disse...

Adorei suas dicas de viagem *-* Principalmente a 2!

Mas ainda assim... eu não consigo não levar praticamente o meu guarda roupa inteiro numa viagem.. eu sempre acho que vou precisar de alguma coisa.. gosto de opções..

mas pensarei mto nas suas dicas antes da próxima viagem!