Maestro

Com letras críticas, que jogam na cara manias e hipocrisias sociais, o belga Stromae cria sons diversos, metálicos e eletrônicos.

Stromae é o nome artístico do cantor, compositor e produtor belga Paul Van Haver, um mestiço que começou a carreira como rapper chamado Opmaestro, mas depois mudou seu nome artístico para Stromae (uma inversão silábica de "Maestro", uma prática em francês chamada verlan). Foi só uma questão de tempo, depois da mudança do nome artístico, para que ele fechasse um contrato com uma gravadora e lançasse o seu primeiro cd, Cheese e o seu principal e mais conhecido hit Alors on Danse.
Essa canção ficou bastante conhecida no Brasil, ao ter integrado algumas baladas por ter um refrão bem repetitivo e que diz "então dançamos", porém essa foi apenas uma pequena demonstração como esse Belga tem uma língua afiada e uma mente deveras crítica. Nessa música, ele coloca os impressionantes e tão enraizados contrastes de trabalho, obrigações sociais e como isso é capaz de destruir uma pessoa, caso você se deixe levar por eles e apenas eles.  
Mais recentemente o músico lançou o cd Racine carrée, em que a música Papaoutai fez bastante barulho, levantando a questão se nós somos a imagem de nossos pais e se ser pai é só uma questão geracional. Ainda por cima, a música ganhou mais destaque ao ser reinterpretada pelo grupo acappella Pentatonix com a violinista Lindsey Sterling, o que a deu ainda maior visibilidade e popularidade ao artista.

Além de pessoais, a musicas podem ser vistas como bastante pesadas, porque não se envergonham em escancarar aquilo que estamos nos tornando ou já somos. Sejam nas partes aceleradas ou nos momentos mais mansos, Stromae parece cuspir amplamente suas observações, sem muito medo de ofensas. É notável, inclusive, o quanto os seus videoclipes ajudam a construir essa mensagem, como Carmen, Ta Fête e Tout Les mêmes, que criticam a internet, a espetacularização da vida e a hipocrisia social. Para o caso de você não entender francês, vale dizer que, com certeza, as mini histórias narradas nos videoclipes vão te ajudar com isso, fora que têm alguns clipes com legenda em inglês.
Destaque para as musicas: Alors on danse, Papatoui, Ta Fête, Carmen e AVF

Nenhum comentário