Estilo Nota 10: Gamine

Você já ouviu falar do estilo Gamine? 

Pois é, eu não conhecia até pouco tempo e devo dizer, porém, que já o vinha praticando com as inspirações há anos, sem perceber! 
Como assim?!
Bom, acontece que o nome, meio despintado, não é exatamente popular, mesmo que o estilo seja bastante difundido entre mulheres que gostam de conforto, elementos que vem do guarda-roupas masculino, mas que, ao mesmo tempo, conseguem se tornar femininos. Além disso, ele carrega uma elegância europeia consigo, de modo que se tratam de roupas muito simples e, ao mesmo tempo, muito bem acabadas.
A palavra gamine vem do francês, sendo a forma feminina de gamin, que pode significar algo entre divertida, engraçadinha e até sapeca. Apesar do significado meio bobinho, a partir dos anos 50, graças à eterna Audrey Hepburn, o nome ganhou uma nova conotação, dessa vez relacionada à estilo, o qual significa um look que foi montado sem esforço, mas que ficou extremamente elegante, feminino, sexy e ao mesmo tempo adorável.
De fato, é uma definição que tem muito a ver com o que Audrey despertava, especialmente em filmes como Sabrina (1954) e Cinderela em Paris (1957), em que a personagem estava sempre com peças sóbrias, levemente masculinas, porém super femininas no contexto final.

Além de Audrey, o estilo gamine foi se tornando um must graças a Nouvelle Vague, já que o estilo dominava o figurino das personagens femininas de Godart, Truffaut, Resnais e Varda, o que o transformou em um estilo fortíssimo na França, inspirando mulheres até hoje e sendo quase que confundido com o famoso "Estilo Francês" de se vestir. Entre boinas, calças fit de alfaiataria, cores básicas e a famosa camisa listrada, as semelhanças entre o Gamine Style e o Estilo Francês também se baseiam no minimalismo, mas se diferenciam pois o gamine se fundiu com outros tantos estilos, inclusive o vintage, retrô, sexy e até o romântico.

Depois o estilo foi ganhando mais cor (ainda que mantivesse o preto e o branco como base), conforme o tempo foi passando e outras mulheres influentes se apoderaram dele e o transformaram nos delas próprias, como Twiggy, Anna Karina, Jackie O', Julia Roberts, Winona Ryder, Michelle Williams, Carey Mullighan, Tina Chow, Audrey Tatou, Natalie Portman, Anne Hathaway, Ginnifer Goodwin, Emma Watson, Lily Collins e muitas outras...

Resumindo: o estilo é bem definido por algumas palavras, como: prático, confortável, impecável, feminino, refinado e sóbrio. Mas vale dizer que nenhum estilo pode (e deve) ser colocado dentro de uma caixa, se o Gamine te agrada, mas você acha que cabelo curto (por exemplo) não combina com você, não precisa segui-lo a risca. Estilo bom, é estilo com personalidade!

Alguns looks gamines para se inspirar e amar!




Nenhum comentário