Que tal fazer da estação King’s Cross o seu ponto de chegada e partida para conhecer toda a Inglaterra de trem?
Para quem nunca apreciou uma viagem de trem, afirmo que essa é uma excelente alternativa para aqueles que não querem alugar carro, ou para quem não é muito apreciador da dinâmica de excursões e ônibus e prefere ter seu próprio tempo, apreciando belas paisagens.
Fiz um roteiro, partindo de Londres, para três lugares diferentes e que guardam em si propostas únicas, além de ficarem a menos de cinco horas de distância da capital.
À 1h30min de distância, a cidade de Cambridge (onde fiz meu intercâmbio) é uma das joias universitárias da Inglaterra, onde você consegue enxergar a verdadeira essência inglesa, com edifícios belos e de arquitetura clássica, excelentes pubs e uma vida noturna invejável. Em Cambridge fica o rio Cam, que com um pouco de sorte, você consegue ver o treinamento do time de remo local, ou até mesmo ver uma competição entre os donos da casa e o seu principal concorrente, Oxford. Todos os dias é possível passear pelo centro e aproveitar a feirinha local, que é um excelente ponto para comprar lembranças dos Colleges que formam a universidade. Se você se aventurar pelas ruelas de paralelepípedos, vai perceber que, apesar de pequena, a cidade é rica em parques, museus, igrejas e tradições históricas, como o Museu Fitzwilliam, ou a Round Church.
Agora se você procura por um litoral, pegar um bronzeado ou curtir um final de tarde na praia mais limpa da Inglaterra, o seu caminho é Bournemouth. De Londres para esta cidade encantadora você levará em torno de 2h30min. Aproveite a quietude típica de cidade pequena, mas não deixe de perceber a efervescência cultural que acontece para onde quer que você olhe. Se quiser ter uma visão inesquecível, veja a cidade inteira em cima do Bournemouth Eye, que lhe presenteia com um cenário privilegiado, não apenas da cidade, mas também das redondezas como Cristchurch e Old Harry Rocks.
Se o seu objetivo é o de encontrar com a história medieval que cerca a Inglaterra, então York é o seu destino. Separado de Londres por uma viagem de 3h30min, York guarda verdadeiras relíquias, sendo uma das únicas cidades da Britânia que manteve suas raízes vikings vistas no centro Jorvik, o melhor lugar para você se impressionar com uma arquitetura própria desse povo. Para finalizar com chave de ouro, não deixe de visitar o Mosteiro de York, uma das catedrais mais magníficas da Grã-Bretanha. Reza a lenda que se você beijar a pessoa amada sob o vitral Coração de Yorkshire, vocês ficarão juntos para sempre.
Gostou do roteiro? Vou fazer outros miniroteiros para os viajantes de plantão.
>Este roteiro foi originalmente publicado no Jornal dos Bairros da cidade de Belo Horizonte. Escrito por mim, mas publicado em nome da agência de viagens Acta Turismo.
Nenhum comentário
Postar um comentário