Favoritos ao Oscar

Como todo o ano, eu adoro dá pitaco em quem serão os vencedores do prêmio da Academia, achei legal compartilhar com vocês esse ano. Só aviso uma coisa. Não sei como avaliar quesitos e categorias técnicas, como efeitos sonoros, efeitos visuais e edição, mas acho que sei ver um pouco melhor categorias como direção, figurino, atuação e o melhor filme.
Claro que não vou só dizer quem eu acho que leva, vou dar as minhas razões e claro, quando vocês estiverem assistindo ao Oscar hoje a noite, não deixem de comentar comigo suas opiniões, pois eu estarei online no twitter (@oliviayale) comentando ;)
Bora lá!

Categoria: Roteiro Original
Olha, eu gostei muito, mas muito mesmo do roteiro de "A hora mais escura", mas acredito que quem vai levar esse Oscar para casa é Quentin Tarantino com "Django Livre".
Porque?: Bom, Quetin é o favorito nessa categoria todas as vezes que concorre, justamente por sua pegada trash pop, não leva para casa o de melhor filme. Mas Quentin tem um quê que transforma, justamente o trash pop em algo mais inteligente, com diálogos afiados e personagens complexos. Muito difícil não levar a estatueta.

Categoria: Roteiro Adaptado
A porrada vai ser entre os dois David da disputa. Um por "As aventuras de Pi" e outro por "O lado bom da vida". Os dois filmes vieram de histórias muito boas, então acabam sendo embebidos por isto em seus roteiros adaptados. Particularmente eu acho mais provavel "O lado bom da vida" levar a estatueta.
Porque?: Penso que a academia tem uma certa preferência por filmes mais psicológicos e mais próximos do homem. Principalmente se esse filme tem um roteiro que mostra que a loucura é algo mais humano do que anormal, como é caso de "O Lado bom da Vida". 

Categoria: Ator coadjuvante
Essa é uma categoria complicada para mim, pois ainda não pude assistir "O mestre" e "Argo", mas arrisco dizendo que Christoph Waltz vai levar a estatueta.
Porque?: Parece mais certo que ele leve, tanto por já ter sido premiado anteriormente em Cannes, por seu papel em "Bastardos Inglórios", quanto por já ter levado uma vez o Oscar para casa. Quanto aos outros concorrentes, sei que Philip Seymour é um fantásticos ator (que já foi premiado, por "Capote") e Robert de Niro está incrível em "O lado bom da vida", onde interpreta um homem viciado em jogos de azar e com alguns TOCs consideráveis.

Categoria: Melhor ator
Com cinco excelentes atores, três já indicados outras vezes ao prêmio, a categoria, para mim, já parece certa. Daniel Day-Lewis vai ganhar.
Porque?: Além da maquiagem incrível e do figurino estrelar, Lincoln só é realmente um bom filme por causa dele. Daniel atua de maneira convincente e, assim como Meryl Streep em "A Dama de Ferro", seu personagem é real. Tem toda uma história por trás dele e mais do que isso, existem registros de como ele era e como costumava se comportar. Interpretar pessoas que realmente existiram realmente merece mais esforço e bem mais pesquisa. Levando isto tudo em consideração, ele é o favorito.

Categoria: Atriz Coadjuvante
Nessa categoria nem tem graça. Anne Hathaway vai levar com toda a certeza o prêmio.
Porque?: Para mim, como eu já disse noutro post aqui no Mesa, "Os Miseráveis" só é um filme realmente bom por causa de Hugh Jackman e Anne Hathaway. Sua interpretação de Fantine é suave, bela e emocionante. Principalmente o momento em que canta "I dreamed a dream". Para mim este é o verdadeiro momento alto do filme, onde toda a tristeza e força descritas em Les Miserablès de Victor Hugo é realmente transportadas para a grande tela. Nesta categoria é bom ressaltar a participação de Amy Adams, concorrendo pela 3ª vez ao prêmio e Jacki Weaver, por "O lado bom da vida".

Categoria: Melhor Atriz
Esta é a categoria mais complicada de todas para mim, pois eu estou realmente dividida. Apesar de acreditar que tanto Jennifer Lawrence, quanto Jessica Chastain tem chances de ganhar, acredito que Jessica vai levar esta para casa.
Porque?: Como boa patriota que é, a Academia gosta de premiar filmes e atores que sejam e representem momentos da história norte-americana, ou que interpretem o bom e velho "espírito de luta" dos nacionalistas. Sendo assim, "A hora mais escura" seria o principal concorrente desse Oscar, se não fosse por "Lincoln". Fora a categoria de Melhor filme, a segunda maior categoria que o filme concorre é de melhor atriz, então Jessica é quase certa de vencer. Mesmo assim, Jennifer ainda é uma importante concorrente, isto sem desconsiderar Emmanuelle Riva (a mais velha atriz a concorrer a estatueta) e Quvenzhané Wallis (a mais nova atriz a concorrer ao Oscar). E claro, Naomi Watts, que já mostrou que não está de brincadeira.

Categoria: Melhor filme de animação
Uma das minhas categorias favoritas, eu fiz questão de assistir a todos os filmes que estão concorrendo e como sempre, a Disney saiu na frente com 3 indicações e 3 filmes muito bons! A começar por Frankwinnie (que é de Tim Burton) e Detona Ralph (que é o meu favorito para o prêmio). Mesmo assim, penso que quem ganha, é Valente. 
Porque?: Como bom filme de animação parece ter que ser para a Academia, Valente pode ser assistido por toda a família, traz mensagens belas no final do filme e ainda mostra aquele perfil mais recente que as princesas da Disney parecem ter adquirido no século XXI. O filme é muito bom, mas acho que não surpreende tanto quanto Detona Ralph, que parecia ser uma animação bobinha e consegue ir além do esperado.

Categoria: Melhor filme
São 9 concorrentes. Todos eles excelentes concorrentes e ótimos filmes. A complicação é realmente eleger um como o que você acha que vai ganhar, pois pode ser que o que você quer que ganhe, não leve a estatueta para casa. Bem, uma espécie de regra que eu notei em relação ao vencedor de "Melhor filme" é que seu diretor concorre à categoria de direção e como nem Bigelow, nem Tarantino e nem Affleck estão concorrendo, penso que "A hora mais escura", "Django Livre" e "Argo" não vão levar a estatueta. "Amor" deve ganhar o Oscar de Filme Estrangeiro, então penso que não vá levar o de Melhor Filme, também. O que nos deixa com "Indomável Sonhadora", "Aventuras de Pi", "Os Miseráveis", "O lado bom da vida" e "Lincoln". Entre esses o mais provável, ao meu ver, é "Lincoln". Não que este seja o que eu gostaria que ganhasse.
Porque?: Como já falei, filme patriotas e com um tom ufanista são sempre preferidos da Academia e seguindo este critério "Lincoln" e "A hora mais Escura" seriam os favoritos, mas como "Lincoln" trata de algo ainda mais querido entre os avaliadores (a história norte-americana) ele parece ser o mais provável vencedor. Quem corre por fora e tem possibilidades de ganhar é "Os Miseráveis", mas acho dificil porque não é nem um gênero adorado pelos avaliadores (musical) e nem é uma história que se relacione com a história norte-americana.

Bom, esses são os meus palpites. Compartilhe os seus comigo e vamos todos torcer pelos nossos favoritos!

Nenhum comentário