Vozes de Panem

Não pense você que, só porque "Jogos Vorazes - A Esperança 2" está em banho maria que a divulgação deu uma acalmada. Na verdade, fiquei surpresa ao passear por alguns sites da franquia e descobrir o site oficial da Capital. Fiquei fascinada com uma parte do site chamada "Seja ouvido", onde nós, meros moradores de Panem, podemos deixar mensagens de apoio à Panem e à sua estrutura política. Tirei um tempo para navegar pelas mensagens, que são divididas nas categorias: Triunfar, Cultivar e Proteção, todas elas são mensagens favoráveis ao governo de Snow e todas elas são direcionadas a um público com um estilão de comunicação institucional. Além disso, todas as mensagens são "certificadas pelo Ministério de Informação da Capital", o que dá ainda mais ênfase a noção de que se trata de uma ação governamental. O site é uma lindeza, todo interativo e com uns detalhes super interessantes, bem como vimos na divulgação durante o ano passado.



Além dessa parte à lá ouvidoria, a Capital preparou uma série de cinco episódios, disponíveis gratuitamente no youtube para você assistir quantas vezes quiser, chamada de "Vozes dos Distritos", onde acompanhamos o dia a dia de cinco distritos e suas funções, o 6 (transportes), o 9 (grãos), o 5 (energia), o 2 (alvenaria), e o 8 (têxteis). Uma verdadeira propaganda, como merece ser feita, usando como inspiração direta a ideia de guerra midiática, inserida nos livros de Suzanne Collins. O lema "Ame seu trabalho. Seja orgulhoso de suas funções" ecoa como uma palavra de ordem, sendo o foco claro dessa série.

Um comentário

Carol Daixum disse...

Acredita que eu ainda não li nenhum livro da trilogia e nem assisti aos filmes (só o primeiro e algumas partes). Mas ainda esse ano eu vou assistir e ler. ;-) E, com certeza, se ainda der tempo, vou adorar navegar pelo site. Bem bacana essa ideia. ^^

Beijocas,
Carol
www.pequenajornalista.com.br