Favoritos ao Oscar - 2015

Oi gente! Domingo é aquele dia lindozo do ano, cheio de glamour, red carpet, looks magníficos e a consagração de atores, produtores, diretores e toda a cadeia produtiva cinematográfica. Está certo que o Oscar está longe de ser a premiação mais justa ou, digamos assim, mais abrangente do cinema mundial, mas convenhamos que ainda se trata de uma premiação que marca (e com bastante ênfase) o calendário cinematográfico, é também a mais considerada na hora de se falar de um filme. Podem dizer o que for sobre o fato de ser, também uma premiação que, basicamente abre espaço apenas para o cinema hegemônico, tratando como categorias menores cinema estrangeiro, curtas, documentários e por aí vai. 
Porém, a ideia aqui não é entrar no mérito dessas discussões e sim celebrar grandes atuações, ótimas direções e excelentes películas. 

Dito isto, esse ano vamos fazer as coisas um pouco diferentes, pontuando aqui, em cada uma das categorias, aquelas obras que eu GOSTARIA que ganhasse e quem eu ACHO que vai ganhar. Sigamos:

Categorias Técnicas:


Melhor edição de som
Quem eu QUERO que ganhe: Martín Hernández e Aaron Glascock ("Birdman")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Martín Hernández e Aaron Glascock ("Birdman")
Porque? O som é parte extremamente importante na narrativa inteira de Birdman, como falei aqui, ele marca o tempo das cenas, constroi significado e ainda dita emoções e sensações dos personagens. É uma aula de edição sonora. PORÉM, existe a alta possibilidade do péssimo Snipper ganhar a estatueta, tanto pela fama de seus editores de som (que já foram indicados sete vezes), quanto para não sair da premiação com as mãos abanando.

Melhor mixagem de som
Quem eu QUERO que ganhe: Craig Mann, Ben Wilkins e Thomas Curley ("Whiplash")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Craig Mann, Ben Wilkins e Thomas Curley ("Whiplash")
Porque? Como falei aqui, Whiplash é um presente sonoro e por conta da sua mixagem temos certeza da primasia de sua história que é, basicamente, uma história audio-visual. Ficarei surpresa se eles não ganharem.

Melhor trilha sonora
Quem eu QUERO que ganhe: Alexandre Desplat ("O grande hotel Budapeste")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Jóhann Jóhannsson ("A teoria de tudo")
Porque? Comentei com vocês na crítica sobre "A Teoria de Tudo" que ele era um grande favorito nessa categoria, especialmente por conta da fluidez que a trilha dá para o filme, trabalhando as cenas todas em conformidade com a evolução dos personagens e os momentos das vidas deles. 

Melhor canção
Quem eu QUERO que ganhe: "Lost Stars", de Gregg Alexander e Danielle Brisebois ("Mesmo se nada der certo")
Quem eu ACHO que vai ganhar: "Glory", de John Stephens e Lonnie Lynn ("Selma")
Porque? Esse prêmio pra "Selma" seria uma forma de se 'redimir' pela baixíssima quantidade de indicações a esse filme. Fora que a música é linda! 

Melhores efeitos visuais
Quem eu QUERO que ganhe: Paul Franklin, Andrew Lockley, Ian Hunter e Scott Fisher ("Interestelar")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Paul Franklin, Andrew Lockley, Ian Hunter e Scott Fisher ("Interestelar")
Porque? Bom, temos que levar em consideração que todos os indicados estão o sendo pela primeira vez, então todo mundo tem chances bem parecidas aqui. Depois, já que "Interestelar" foi praticamente esquecido pela academia, acho justo que leve, pelo menos essa estatueta para casa. (leia sobre Interestelar aqui)

Melhor edição
Quem eu QUERO que ganhe: Sandra Adair ("Boyhood")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Sandra Adair ("Boyhood")
Porque? Não deve ser nada fácil trabalhar com um material de 12 anos de filmagem, especialmente porque câmeras mudam, tecnologias também...imagina como Sandra deve ter trabalhado para conseguir o efeito uniforme e elegante da película?! Mais do que merecido! Saiba mais sobre 'Boyhood' aqui.

Melhor fotografia
Quem eu QUERO que ganhe: Robert Yeoman ("O grande hotel Budapeste")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Emmanuel Lubezki ("Birdman")
Porque? Birdman ganhou quase todas as vezes que concorreu a esse prêmio nas outras premiações, sendo o franco favorito na mesma. Especialmente porque no ano passado Emmanuel ganhou com Gravidade, nesta mesma categoria e conseguiu fazer um segundo trabalho com brilhantismo, de tal modo que apesar de vermos a sua assinatura ali, são obras completamente diferentes nesse quesito.

Melhor design de produção:
Quem eu QUERO que ganhe: "O grande hotel Budapeste"
Quem eu ACHO que vai ganhar: "O grande hotel Budapeste"
Porque? Esse é um dos prêmios que, normalmente, são dados pela academia aos filmes de fantasia, sci-fi, histórico e todas aquelas obras que demandam um trabalho de produção (direção de arte, cenografia, continuísta, etc) muito único e minucioso. Acho que quase todos os concorrentes teriam condições de levar a estatueta, mas "OGHB" tem a medida certa de fantasia e realidade, fora a delícia que é a obra, né?! (leia sobre aqui).

Melhor figurino
Quem eu QUERO que ganhe: Milena Canonero ("O grande hotel Budapeste")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Milena Canonero ("O grande hotel Budapeste")
Porque? Gente, que obra linda são os figurinos desse filme! E aqui temos novamente aquela questão do Desgin de produção, que a medida certa entre real e fantasia.

Melhor maquiagem e cabelo
Quem eu QUERO que ganhe: Frances Hannon e Mark Coulier ("O grande hotel Budapeste")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Bill Corso e Dennis Liddiard ("Foxcatcher")
Porque? Como eu falei pra vocês aqui, uma das únicas coisas que é, verdadeiramente incrível em Foxcatcher é a forma como os atores ficaram parecidos com os seus personagens da vida real, fora a transformação de Steve Carell, que é realmente mais notável, graças a sua aparência feia e melancólica, à lá "As Horas".

Categorias Coadjuvantes:


Melhor filme em língua estrangeira
Quem eu QUERO que ganhe: "Ida" (Polônia)
Quem eu ACHO que vai ganhar: "Leviatã" (Rússia)
Porque? Essa é uma das categorias que tem um pouco a ver com a política norte-americana, sabe? Nesse momento, considerando o clima de tensão por conta da Ucrânia, podemos pensar que é possível que a academia premie Leviatã como uma forma de dizer "Estamos em paz". Mas quem sabe, já é a décima indicação da Polônia nessa categoria, o que pode ser um indicativo de preferência da academia por filmes poloneses. Bori esperar pra ver, né?!

Melhor documentário
Quem eu QUERO que ganhe: "Finding Vivian Maier"
Quem eu ACHO que vai ganhar: "CitizenFour"
Porque? Seria outra decisão claramente movida por razões políticas, uma vez que o CitizenFour fala sobre o Wikileaks e a decisão de Snowden em vazar os planos de vigilância norte-americana para com o mundo. Outra forma de dizer que "não foi tão ruim assim" ou "Já superamos". 

Melhor documentário em curta-metragem 
Não vou dar pitaco nessa categoria porque não vi todos os filmes.

Melhor animação
Quem eu QUERO que ganhe: "Operação Big Hero"
Quem eu ACHO que vai ganhar: "Como treinar o seu dragão 2"
Porque: Ele traz consigo algumas inovações e refinamento na arte de fazer animação em 3D. Acredito que vá ganhar porque conseguiu trazer tanta realidade quanto possível para uma animação, sem perder a característica principal do gênero, que é a capacidade de sonhar e ser levado a crer que aquele mundo existe.

Melhor animação em curta-metragem
Quem eu QUERO que ganhe: "Feast"
Quem eu ACHO que vai ganhar: "Feast"
Porque? Ter Oscar e não ter nenhuma estatuetazinha pra Disney é sacanagem! Fora que a história do adorável cachorrinho faminto é uma delícia de assistir. 

Melhor curta-metragem em 'live-action'
Não vou dar pitaco nessa categoria porque não vi todos os filmes.

Categorias Principais:


Melhor roteiro original
Quem eu QUERO que ganhe: Wes Anderson e Hugo Guinness ("O grande hotel Budapeste")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Wes Anderson e Hugo Guinness ("O grande hotel Budapeste")
Porque? Meu franco favorito este ano, tem tudo que um excelente filme deve ter, inclusive um senhor roteiro! Por conta disso, acho que é o grande favorito nessa categoria. Também, como Wes assina a obra, além de dirigir, é possível que ele ganhe nessa categoria, mas não leve o prêmio de direção, como form de reconhecer a força e beleza da obra.

Melhor roteiro adaptado
Quem eu QUERO que ganhe: Graham Moore ("O jogo da imitação")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Graham Moore ("O jogo da imitação")
Porque? Como eu comentei aqui, a grande vitória de "O jogo da imitação" é o fato de ser um filme coeso em seu conjunto, não tendo nada que se destaque totalmente. Porém, para que ele não passe em branco na premiação, pois é um excelente filme, deve levar esse prêmio para casa.

Melhor atriz coadjuvante
Quem eu QUERO que ganhe: Patricia Arquette ("Boyhood")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Patricia Arquette ("Boyhood")
Porque? É a primeira vez que Patricia é indicada a uma categoria Oscar, mas vem ganhando todas as premiações anteriores a essa. É a favorita na categoria, porque faz uma mãe normal (como comentamos aqui) e que luta para acompanhar o crescimento de seu filho, estando presente sempre. É coadjuvante, mas se faz essencial. 

Melhor ator coadjuvante
Quem eu QUERO que ganhe: JK Simons ("Whiplash")
Quem eu ACHO que vai ganhar: JK Simons ("Whiplash")
Porque? O que seria Whiplash sem JK Simons? Se você conseguir responder essa pergunta saberá me dizer porque ele Não ganharia nessa categoria.

Melhor atriz
Quem eu QUERO que ganhe: Julianne Moore ("Para sempre Alice")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Julianne Moore ("Para sempre Alice")
Porque? Acho não, tenho certeza que Julianne leva essa para casa. O filme "Para sempre Alice" é Julianne e só é bom pela sua atuação. Sinceramente, ficaria surpresa se ela não levasse essa pra casa, com aplausos em pé de todos os presentes.

Melhor ator
Quem eu QUERO que ganhe: Benedict Cumbertatch ("O jogo da imitação") - ele é meu favorito na vida...fazer o que?!
Quem eu ACHO que vai ganhar: Eddie Redmayne ("A teoria de tudo")
Porque? Gente...assim...essa é a categoria mais disputada, na minha opinião. Desconsiderando a minha opinião pessoal (de sempre torcer pelo Beny), penso que Eddie e Keaton tem chances muito parecidas de levar a estatueta para casa. O que vai decidir essa parada é o momento da academia, se eles acharão que vale mais uma atuação baseada em uma pessoa real, de caráter extremamente física e transformadora; ou um resurgimento, de um ator que (assim como o seu personagem) estava na obscuridade e esquecido na geladeira. Minhas apostas estão em Redmayne.

Melhor diretor
Quem eu QUERO que ganhe: Richard Linklater ("Boyhood")
Quem eu ACHO que vai ganhar: Alejandro Gonzáles Iñárritu ("Birdman")
Porque? Também uma categoria bastante concorrida, acho que estatueta está entre o meu favorito e o que eu acho que pode levar. A beleza do trabalho de Linklater está no fato dele ter se comprometido com o projeto de 12 anos (o que é digno de aplausos) e a forma como conseguiu manter a direção linear, mesmo depois de tantos anos. O que pode dá a estatueta para Alejandro, é a própria temática de 'Birdman' e como ela é trabalhada na película, fora que o fato de ter sido gravado em um falso plano sequência, mostra um trabalho primoroso de direção.

Melhor filme
Quem eu QUERO que ganhe: "O grande hotel Budapeste"
Quem eu ACHO que vai ganhar: "Boyhood: Da infância à juventude"
Porque? É possível apontar Boyhood como favorito pelas seguintes razões:
1 - Foram 12 anos gravando
2 - Queridinho dos críticos
3 - Filme de produtor
4 - Adorado pelo público norte-americano
Claro que não ficaria nenhum um pouco triste se OGHB ganhasse, mas acho que, mesmo correndo por fora, não seria a segunda opção dos votantes, talvez esta seja "Birdman".

Quer saber tudo sobre a maioria dos filmes que estão concorrendo? Então confira a lista de críticas abaixo:

Não perca no dia 22 a noite eu comentando tudinho no meu twitter: @oliviayale

2 comentários

Viviane disse...

Acho incrível essa festa e premiação, só acho uma pena que nenhum artista latino seja homenageado nunca, e olha que temos tantos artistas com talento impar. Mais enfim, gostei das indicações.

Unknown disse...

Eu acho que boyhood deveria ter ganho mais prêmios, o filme foi filmado em 12 anos, é muito tempo, eu vi o filme, apesar de não ser tão legal deveria ter ganhado como melhor direção.

Beijos http://iranabento.blogspot.com.br/