Favoritos Oscar 2016 - Bolão do Mesa


Ei gente, tudo bom? Então, agora a gente chega naquele momento em que os dois meses que passamos dando pitacos sobre os filmes concorrentes ao Oscar aqui no blog, chegam ao fim. Mas não os pitacos sobre os filmes, de modo geral, eles continuam sendo a base alimentar da nossa Mesa de Café da Manhã.
Bom, como no ano passado eu preparei dois bolões, com os filmes que eu apostaria dinheiro que ganharia e os que eu, sentimentalmente, gostaria que ganhasse. Também como no ano passado e no anterior, e no anterior do anterior, eu explico o motivo da escolha dos que eu aposto que ganharão. As categorias estão divididas em Técnicas, Coadjuvantes e Principais. Vamos lá?

CATEGORIAS TÉCNICAS


Melhor Edição de Som
Quem eu QUERO que ganhe: O Regresso
Quem eu APOSTO que ganha: O Regresso
Quem ganhou: Mad Max
Porque? Como eu comentei na review do filme, um dos grandes trunfos do filme é, justamente, a sua parte de áudio. Totalmente recheada de ruídos, grunhidos e selvageria. Fora que é possível contar o filme através das suas sonoridades, o que normalmente garante o prêmio na academia.

Melhor Mixagem de Som
Quem eu QUERO que ganhe: Star Wars - O despertar da Força
Quem eu APOSTO que ganha: O Regresso
Quem ganhou: Mad Max
Porque? Bom, a parte que a mixagem faz é a de criar sonoridade para o filme, muitas vezes a criação ocorre em estúdio. Apesar da mixagem de Star Wars ser particularmente única, eu penso que é também muito característica, porque já foram feitos outros filmes com as sonoridades semelhantes, logo não é novidade. Também costumam se destacar produções que usam de elementos reais e de ruídos da natureza, normalmente sendo elas escolhidas.

Melhor Trilha Sonora
Quem eu QUERO que ganhe: Os 8 odiados
Quem eu APOSTO que ganha: Os 8 odiados
Quem ganhou: Os 8 odiados
Porque? Morricone é um dos músicos de trilhas sonoras mais respeitados do mundo, é uma assumidade no assunto e, já idoso, deve receber essa honraria. Fora que ele tem levado o prêmio em todas as outras dispustas pré-Oscar.


Melhor Música Original
Quem eu QUERO que ganhe: 'Till it happens to you - Lady Gaga (The hunting ground)
Quem eu APOSTO que ganha: 'Till it happens to you - Lady Gaga (The hunting ground)
Quem ganhou: Writings on the walls - Sam Smith
Porque? Bom, até umas semanas atrás eu tava apostando em Writing on the wall - Sam Smith (007), mas depois de assistir ao doc em que a canção de Lady Gaga está presente eu preciso dizer, ela consegue resumir muito bem o que é uma Música Original. É uma música que contextualiza os acontecimentos do filme e que consegue marcá-la de um modo único. A música de Sam Smith, apesar de ótima, não tem toda essa potência.

Melhor Efeitos Visuais
Quem eu QUERO que ganhe: Star Wars - O despertar da Força
Quem eu APOSTO que ganha: Star Wars - O despertar da Força
Quem ganhou: Ex Machina
Porque? Tipicamente esse prêmio vai para filmes de ficção científica e de fantasia, justamente porque são necessários muitos efeitos e edições visuais. Particularmente penso que, o que mais tem a ver com a categoria é Star Wars, mesmo que seja possível Mad Max surpreender.

Melhor Edição
Quem em QUERO que ganhe: A Grande Aposta
Quem eu APOSTO que ganha: Mad Max
Quem ganhou: Mad Max
Porque? Bom, nessa categoria eu não to com tanta certeza de favorito, isso porque o prêmio foi até que bem dividido nas premiações pré-oscars, mesmo que Mad Max tenha levado alguns há mais. É possível lembrar do meu comentário sobre A Grande Aposta ser um filme baseado fortemente na edição, mas é preciso dizer que Mad Max também é. 



Melhor Fotografia
Quem eu QUERO que ganhe: O Regresso
Quem eu APOSTO que ganha: O Regresso
Quem ganhou: O Regresso
Porque? Se você lembrar da review que eu escrevi sobre o filme, vai perceber que o que mais eu elogiei no longa foi justamente a fotografia. Potente e bastante glorificante, ela recoloca o Western e ainda separa momentos de verdadeira contemplação. É definitivamente a maior qualidade do filme.

Melhor Maquiagem
Quem eu QUERO que ganhe: Mad Max
Quem eu APOSTO que ganha: Mad Max
Quem ganhou: Mad Max
Porque? Entre os concorrentes, é possível notar que Mad Max é o que realmente se firma na maquiagem para contar a história. São rostos transfigurados, feições totalmente transformadas e tem o fator da fantasia, que normalmente é considerado pela academia.

Melhor Figurino
Quem eu QUERO que ganhe: A Garota Dinamarquesa
Quem eu APOSTO que ganha: Mad Max
Quem ganhou: Mad Max
Porque? Basicamente pelos mesmos motivos de maquiagem, Mad Max deve levar a estatueta pra casa. Mesmo assim, minha torcida estará com A Garota Dinamarquesa, porque sou uma apaixonada por elementos visuais que recontam o filme. Se você reparar, em A Garota Dinamarquesa, o enredo todo, assim como as personalidades dos personagens e os seus momentos de transição são marcados pelo figurino. É digno de aplauso.



Melhor Design de Produção
Quem eu QUERO que ganhe: O Regresso
Quem eu APOSTO que ganha: Mad Max
Quem ganhou: Mad Max
Porque? Design de Produção antigamente era chamado de Direção de Arte, porque basicamente premia a construção daquele mundo, através dos elementos de cenário e onde eles devem aparecer. No caso de O Regresso o filme é todo em cima da ideia da 'natureza' e da sua característica inóspita, sendo aparentemente desnecessário um trabalho grande por parte do Design e por isso pode passar despercebido os detalhes do mesmo. Normalmente é uma categoria que premia grandes projetos visuais, sendo esta a razão de Mad Max ser o favorito.

CATEGORIAS COADJUVANTES


Melhor Animação em Curta Metragem
Eu não vi todos os curtas concorrentes, mas eu sempre aposto no trabalho lindo da Pixar e da Disney, então estou torcendo e apostando por Os Heróis de Sanjay, que além de ser da empresa, é também uma história que normalmente traz o que a academia gosta em animações: fantasia, infância e família.
Quem ganhou: The Bear Story

Melhor Animação em Longa Metragem
Quem eu QUERO que ganhe: Divertida Mente
Quem eu APOSTO que ganha: Divertida Mente
Quem ganhou: Divertida mente
Porque? A Disney sempre vai ser preferida nessa categoria, porque já tem um longo histórico de prêmios na mesma e esse ano não tiveram animações de grande destaque público. Talvez a única que possa fazer o Divertida Mente tremer um pouco é Anomalisa, que é assinada por Kaufman e tem uma história linda, mas pode ser que os votantes a achem muito adulta. Importante lembrar que O Menino e o Mundo está concorrendo nessa categoria.


Melhor Documentário em Curta Metragem
Eu não vi todos os curtas concorrentes, mas pelas premiações pré-Oscar, o grande favorito é Body Team 12. Sendo seguida de perto por A Girl in the River. 
Quem ganhou: Girl in the River

Melhor Documentário em Longa Metragem
Também não vi todos, mas não me restam dúvidas de que o doc Amy vá levar. Ele é bem aquilo que a academia costuma votar, próximo ao público, tem a ver com a cultura geral e é facilmente reconhecido. Fora que foi um doc bastante elogiado pela crítica.
Quem ganhou: AMY

Melhor Curta Metragem (ficção)
Essa categoria está bem acirrada, porque as premiações pré-Oscar se mostraram bem divididas na hora da premiação. Ainda assim, o favorito parecer ser Ave Maria. Como não assisti todos, não tenho como eleger um favorito pessoal.
Quem ganhou: Stutterer

Melhor Filme Estrangeiro
Quem eu QUERO que ganhe: Cinco Graças (França)
Quem eu APOSTO que ganha: O Filho de Saul (Hungria)
Quem ganhou: O Filho de Saul
Porque? É um filme que tem aquelas 'coisas' que a Academia adora num filme estrangeiro, mas principalmente tem pouco desconto cultural, significando que traz uma narrativa cheia de universalidade e basicamente compreensível em qualquer lugar que seja exibido. O tema holocausto nunca sai totalmente da moda. 


CATEGORIAS PRINCIPAIS


Melhor Roteiro Adaptado
Quem eu QUERO que ganhe: A Grande Aposta
Quem eu APOSTO que ganha: A Grande Aposta
Quem ganhou: A Grande Aposta
Porque? A adaptação foi feita de um livro rígido sobre economia e eles transformaram num filme offbeat, que flerta com documentário, com videoclipe, com comédio e com um monte de outras influências, fora que se tornou um excelente enredo.

Melhor Roteiro Original
Quem que QUERO que ganhe: Divertida Mente
Quem eu APOSTO que ganha: Spotlight
Quem ganhou: Spotlight
Porque? To achando que esse será o único Oscar que Spotlight vai levar pra casa, até porque se trata de um filme em que o roteiro é a principal arma, amarrando os acontecimentos pessoais dos personagens, diretamente com a investigação desenvolvida por eles. 

Melhor Atriz Coadjuvante
Quem que QUERO que ganhe: Alicia Vinkander (A Garota Dinamarquesa)
Quem eu APOSTO que ganha: Kate Winslet (Steve Jobs)
Quem ganhou: Alicia Vinkander
Porque? A Kate ficou um tempinho fora dos holofotes e agora retorna em um papel bastante forte e que deve arrebatar a academia, principalmente por ter sido uma mulher que realmente existiu. Bom, essa segunda argumentação também faz parte da interpretação de Alicia e para mim, como coloquei na review d'A Garota Dinamarquesa, ela é uma força da natureza. 

Melhor Ator Coadjuvante
Quem eu QUERO que ganhe: Christian Bale (A Grande Aposta)
Quem eu APOSTO que ganha: Sylvester Stallone (Creed)
Quem ganhou: Mark Rilance
Porque? É o retorno de Sylvester como Rocky e tem um detalhe que parece encantar a academia em particular, trata-se de um filme de superação e vencer desafios. Sylvester também tem levado boa parte dos prêmios nesta categoria, nas cerimônias pré-Oscars, o que indica uma preferência por ele. 


Melhor Atriz
Quem eu QUERO que ganhe: Saoirse Ronan (Brooklyn)
Quem eu APOSTO que ganha: Brie Larson (O Quarto de Jack)
Quem ganhou: Brie Larson
Porque? Ela tem levado quase todos os prêmios, fora que deve ser difícil encarar um filme em que basicamente todos os momentos são pautados pela sua própria interpretação. É a primeira indicação de Brie, o que normalmente é um problema, mas pelas concorrentes, penso que não será neste ano. 

Melhor Ator
Quem eu QUERO que ganhe: Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Quem eu APOSTO que ganha: Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Quem ganhou: Leonardo DiCaprio
Porque? Ele, assim como Brie, tem levado todos os prêmios para casa. Tem também o detalhe de que o filme é basicamente ele o tempo todo (algo que a academia costuma gostar bastante), fisicamente destruído (academia também ama isso) e sem quase diálogos (pronto! ganhou os votantes tudo!).



Melhor Diretor e Melhor Filme
A categoria mais acirrada deste ano é a de Melhor diretor, pois quem ganhar nela determinará quem vai ganhar o Melhor filme. Aqui pode acontecer duas coisas:

Melhor Diretor; Alejandro Iñarritu, garantindo Melhor Filme para O Regresso.
Se isso acontecer vai ser uma dobradinha nova no Oscar, porque tanto o mesmo diretor levou dois anos seguidos o prêmio para casa, quanto o filme o qual ele dirigia também. Particularmente não é o meu favorito, em nenhuma das duas categorias, porque não penso ser o melhor trabalho de Alejandro, muito menos o melhor filme deste ano. Esse é o cenário que eu apostaria.



Melhor Diretor: George Miller, garantindo Melhor Filme para A Grande Aposta.
Esse é o meu cenário favorito, porque dignifica o trabalho de Miller e o filmão que é Mad Max, sem deixar de lado outros filmes tão completos quanto e que tem uma pegada mais interessante. No caso do Miller ganhar de direção, é muito possível que a disputa de Melhor filme fique entre A Grande Aposta e Spotlight, porque são filmes que os votantes norte-americanos se identificam bastante. A Grande Aposta que tem mais características que costumam ser vistas como perferidas da academia. Estamos na torcida \o/

Quem ganhou: Melhor Diretor Alejandro Iñarritu e Melhor Filme Spotlight

E você? Já fez o seu bolão? Que tal compartilhar com a gente?

Quer saber mais sobre alguns dos fimes concorrentes? Leia as críticas do Mesa:

Não perca, no dia 28 eu no twitter comentando tudinho! @oliviayale

Um comentário

Beatriz disse...

Eu nunca faço bolão, porque não entendo muito do assunto, haha. Mas adoro ver as apostas dos outros, porque aí quando alguém acerta eu fico pensando "Bem que tal pessoa falou, né...". Acho que esse ano foi o que eu vi mais filmes indicados, ainda que não tenha tido tempo de ver todos. :( Queria que Mad Max levasse alguma coisa, porque gostei muito do filme. E também estou na torcida pelo Leo, rs. Assisti Brooklyn recentemente e achei um filme muito fofo, espero que se não agora, a Saoirse tenha chances no futuro!

Te indiquei pra uma tag lá no blog! ;)

Beijos!
Vestindo o Tédio