10 filmes sobre família

Sem esquecer de Lilo & Stich, também

Família sempre foi um conceito bem complicado, principalmente porque você tem qualquer poder sobre ela, uma vez que não a escolhe. Só você sabe os gostos e desgostos de estar num determinado núcleo familiar e de ter aqueles indivíduos como referências. Para bem ou para mal.
Neste post eu selecionei 10 filmes para pensar e repensar sobre a família e se você tiver outras sugestões, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários:

10 - Ela Vai

Bettie tem 60 anos e não possui grandes emoções em sua vida, exceto por um homem que a faz de amante, prometendo há anos deixar a sua esposa para ficar com ela. Um dia, Bettie decide chutar o pau da barraca e fazer uma road trip. O detalhe é que no meio dessa viagem ela entra por um caminho desconhecido: o de conhecer o seu neto de 10 anos. 

09 - Os Incríveis

Uma família de mutantes vive em pé de guerra, enquanto tentam esconder suas 'bizarrices'. Os filhos tem uma visão completamente desacreditada dos pais como sendo figuras de referência, enquanto que os pais vivem numa espiral de desgosto, acreditando que nada mais os traz felicidade. Esse filme trata de vários valores, entre os mais interessantes está o da aceitação. Apenas quando eles percebem que são indivíduos diferentes, conseguem se aceitar e viver como uma família.

08 - A excêntrica família de Antônia

Antônia foi embora de sua vila muito nova e só retorna para se despedir de sua mãe, moribunda. Ela acaba decidindo ficar mais um tempo ali e, com sua filha Danielle, constrói um lugar seguro para aceitar pessoas que, de alguma forma, são destratadas por aquela comunidade. Além de discutir sobre o cuidar, o filme traz uma perspectiva à frente do seu tempo a cerca de criar uma família além da que se nasceu inserido.

07 - Procurando Nemo

Apesar da gracinha da Dory e da fofura dos personagens marinhos ao longo do filme, Procurando Nemo é, verdadeiramente, uma lição sobre família. Marlin é um peixe palhaço que, em vias de constituir uma família completa (com esposa e muitos filhotes), acaba perdendo quase tudo num ataque de predador. Zeloso com a segurança de Nemo, Marlin acaba sendo super protetor e tomando todas as decisões por seu filho, esquecendo que ele também precisa errar para crescer. 

06 - Valente

Mérida está longe de ser a princesa perfeita. Com modos complicados, ela sempre irrita a sua mãe, Rainha Elinor, que é a classe em pessoa. Discordantes em tudo, as duas não parecem conseguir se acertar e as coisas só pioram, quando Mérida descobre que precisa se casar. Uma linda narrativa sobre escutar o outro e compreender, que de modo diferente, todos podem ser geniais.

05 - Estão todos bem

Frank sempre viveu para o trabalho e dedicou a vida inteira para dar as melhores condições para sua família. Agora ele se encontra entediado e triste com a aposentadoria. Com cada um dos seus filhos morando em cidades separadas, ele prepara um churrasco na esperança de unir todos e saber as novidades. Quando todos desmarcam em cima de hora, Frank decide fazer uma viagem visitando cada um deles. Um filme para refletir sobre o tempo.

04 - A Família Bélier

Com 16 anos, Paula descobre que tem um belo talento: o de cantar. Impulsionada por seu professor de música, a garota vê um novo caminho se abrindo a sua frente, mas para seguir por esta via, ela precisará sair de casa e deixar a sua família para trás. O que agrava ainda mais a questão, é que toda a família Belier (exceto Paula) é surda. Uma singela discussão sobre seguir seu próprio caminho.

03 - Os Descendentes

Carregar o peso de uma tradição nas costas não é para qualquer um. Matt vive exatamente sob esse estigma, algo que só piorou quando a sua esposa sofreu um acidente e ficou em coma. Ele agora precisa lidar com as suas filhas e seus primos que o pressionam para que ele aceite vender um pedaço considerável de terra pertencente à sua linhagem. George Clooney e Shailene estão incríveis neste longa, que foca nas relações familiares e o quão complexo pode ser ver o outro como ele realmente é.

02 - Família Buscapé

Um clássico da sessão da tarde, essa comédia pastelona traz questões bastante interessantes sobre o que significa fazer parte de uma família. Mesmo depois de enriquecer, Jed, Jethro e companhia mostram uma união sem igual, sempre protegendo os seus e de um jeito que eles sempre podem contar uns com os outros. 

01 - Frozen - uma aventura congelante

Não poderia deixar de falar sobre essa lindeza de filme, que foca-se na fraternidade e na ideia de nunca deixar um irmão para trás, ou desistir dele. Falamos sobre aqui focando que na amizade e cumplicidade entre Anna e Elsa, mesmo depois do afastamento delas, se encontra uma linda lição de que a família pode ser o verdadeiro porto seguro. Você quer brincar na neve?

Lembrou de mais filmes? Comenta aqui!

Nenhum comentário