Do youtube para o mundo

De voz adocicada e jeito meigo, a mestiça Marié Digby fez muito sucesso na internet no começo dos anos 2000, uma época em que o youtube começava a ser uma ferramenta usada por cantores em ascensão, com o cover acústico da música Umbrella. Logo, foi uma das principais aquisições de grandes gravadoras, vindas do Youtube.


Marié Digby é uma cantora norte-americana, filha de irlandês e japonesa, que compõe músicas desde muito novinha e que assinou com a Hollywood Records (empresa da Disney), depois que suas músicas covers e originais acumulavam views e mais views no Youtube. Seu primeiro album foi o "Unfold", com músicas autorais "say it again", "stupid for you", "Better off alone" e "Voice on the radio". O albúm teve mais saída em países como Canadá, Estados Unidos e Japão. O terceiro, inclusive, foi determinante para que ela fizesse o cd "Second Home", com covers em japonês, que foi um dos álbuns mais vendidos do seu ano no Japão.


Em 2008 Marié viveu na pele o seu sucesso na internet, quando "Breathing Underwater", seu segundo cd em inglês vazou na rede meses antes do lançamento oficial, causando uma queda considerável na expectativa de compra do álbum. O vazamento causou um pouco de tensão entre Marié e sua gravadora, mas ela não deixou de participar de coletivas e postar textos sobre o seu álbum ter flopado.
Apesar dos tropeços, para os críticos e também para esta que vos fala, "Breathing Underwater" é um cd sensacional. Tem músicas tão adocicadas quanto as de "Unfold", como "Shoulda been simple", "Love with a stranger" e "Come find me"; mas também tem músicas fortes e de letras mais intensas como "Feel", "Breathing Underwater" e "Avalanche". 
Mas não teve jeito. Depois do vazamento do álbum e da baixa venda do seu segundo cd, Marié decidiu utilizar sua fama na internet e lá se estabeleceu. Montou um aparato inteligente de lançamentos periódicos em seu canal do Youtube, com videoclipes bem produzidos e músicas autorais, sem deixar de lado os covers que a fizeram ser conhecida. Também disponibiliza gratuitamente suas demos, uma vez ou outra vendendo EPs no iTunes, como o "Your Love", uma coletânea de músicas românticas. Mantem seus fãs atualizados através de um facebook e twitter com conteúdos produzidos por ela e para quem conheceu Marié através do falecido Orkut, vê-la mantendo, depois de tantos anos fazendo, o sucesso e conquistando ainda mais gente me deixa animada. Principalmente para ver o que ela vai fazer em seguida...

Nenhum comentário