"É pequeno, nao!?"

Inspirada pela matéria "Inocente Bolena?" da revista Aventuras na História deste mês, eu resolvi falar um pouco desta que eu digo ser a reencarnação, desta que eu tenho grande apego pela história e mais ainda, que sou uma fã alucinada por aquilo que acreditava e o que foi capaz de fazer. Ana Bolena.
Voce sabe quem ela foi?
Bom, nao se sabe exatamente o ano em que Ana nasceu, mas sabe-se que foi entre 1500 e 1507, mas o que se sabe são os caminhos que ela seguiu. Morou na Austria por alguns anos, e perto de seus 20 anos viveu como dama de companhia da rainha Claudia, na França, onde veio a se apaixonar perdidamente pela corte.
Em 1521 ela é chamada de volta a Inglaterra, pela iminente guerra entre França e Inglaterra, assim, por sua experiencia, Ana se tornou dama de companhia de Catarina de Aragão, a Rainha.
E entre jogos de seduçao para conquistar o rei, ela acaba por conquistar o nobre Henry Percy, mas pela epoca em que Percy pediu-a em casamento, Henrique VIII ja estava apaixonado pela moça de madeixas castanhas e exigiu que a moça nao se casasse com o nobre.
Diferentemente de muitas outras moças que visitavam a alcova do rei, Ana nao se deixava levar somente pela promessa de se dar bem financeiramente, nao, ela queria muito mais! Queria ser totalmente de Henrique e mais ainda, queria ser Rainha.
Tinha certeza de que poderia ser uma rainha melhor que Catarina e que poderia dar um filho homem ao rei.
No inicio de 1533 ela estava gravida da, considerada maior rainha de todas, Elizabeth I. Eles se casaram em segredo, mas Ana so conseguiu a coroa em 1o de junho, isso porque o arcebispo de Canteburry parecia ter uma sensibilidade grande por ela.
Dentro do contexto da Inglaterra da epoca, nao era errado voce trair e ser traido. Esse quadro era hipocritamente repreendido quando a mulher quem traia, no entanto que todos faziam, bom...podemos dizer que sim.
Entao se Ana traiu o rei, nao pode ser condenada por uma prática que era relativamente perfeitamente aceitável, seus motivos que devem ser questionados. Sua ansia de dar um filho homem a Henrique poderia te-la levado a trair o grande amor de sua vida, no entanto nao ha dados exatos sobre isso, uma vez que dos quatro acusados de traiçao, apenas um foi confesso (mas este deveria ser qse que desconsiderado. Tratava-se do musico da corte, um homem completmente apaixonado pela rainha). E, citando a materia da revista: "Com medo do castigo divino, os criminosos quase sempre admitiam o delito até minutos antes de morrer. Se fosse culpada, ao insistir a inocencia, Ana estaria cometendo perjúrio nao so aos olhos dos homens, mas aos de Deus. E qualquer pessoa do sec XVI acreditaria que isso levaria à condenaçao eterna.".
Eu sou das defensoras de que Ana nao traiu o rei, mas de que foi alvo de perseguição dos simpatizantes de Catarina de Aragao, dos interesses do Rei e principalmente da raiva de alguns invejosos da corte.
Por causa do raixa que Ana causou ou fez causar na Igreja Inglesa, muitas pessoas tinham raiva dela e muitas outras tinham adoraçao (por causa do instauro do divórcio), mas o grande fato ai, é que por análise do amor que existia entre os dois, e por declaraçoes em cartas e registros, nao podemos dizer que simplesmente ela era uma ladra do trono e traidora. Compartilho da premissa de que novas questoes devem ser abordadas e que novas ideias devem ser discutidas a cerca de Bolena, no entanto nao podendo esquecer que a abordagem do contexto do sec XVI é mais importante para a compreensao das decisoes e investidas tomadas pela mulher mais importante da epoca (para mim), Ana Bolena.
Fato é que, por sua propria culpa, sua traiçao, seu pensamento para frente ou perseguição, em 19 de maio de 1536, apos mil dias de sua coroaçao, Ana Bolena seria decapitada por uma espada e ainda teria falado coisas lindas ao seu rei, as pessoas presentes e para o carrasco disse apenas: "É pequeno, nao?!"

Espetacular! Espetacular!

O ator, tao conhecido, Preposição fez um teste para ser protagonista dentro de uma nova companhia de teatro.
O que parecia lhe trazer em total submissao com o seu antigo diretor, o fez repudiar qualquer forma de prensa, represália e afins. E mesmo que tal ação tivesse lhe custado algum tempo sem trabalhar, ele queria encontrar um lugar em que ele pudesse se expressar. Ser ele mesmo e ter o direito de pensar.
O ator chegou no referido palco e começou a agir como sabia, com naturalidade, foco e atenção.
Diretor: Seja voce mesmo! -exclamou uma voz ao longe.
Ator: Mas como posso ser eu mesmo, se sou um ator?
Diretor: Do que voce é feito? Do que seus sonhos e vontades sao feitos? Quero ver isso transparecer!
Preposição tinha uma carreira promissora, e o novo diretor enxergava isso claramente! Mais ainda, porque o diretor, como Preposição veio a descobrir, nao se auto-denominava desta maneira. Ele nao pensava em si como mandante do espetáculo, mas alguem que organizva as ideias, as ideias que vinham tanto dele, quanto de Preposição.
Diretor: Seja bem vindo ao Espetacular! Espetacular!
Ator: O senhor está me dizendo que eu passei? Que estou na Companhia?!
Diretor: Por favor...senhor nao! Mas sim, voce está na companhia, vai trabalhar diretamente comigo.
E o ator sentiu aquela corrente surgir de novo em sua espinha. Tinha uma felicidade que precisava dividir com todos! Ele exalava isso em cada poro do corpo.
Ator: TRabalharemos intensamente! Dia e Noite!
Diretor: Calma! Nao precisa tudo isso...
Ator: Voce nao sente a empolgação que me invade?
Diretor: Sinceramente...nao, e nao acho que isso possa mudar.
Ouviu aquilo mesmo!? Mas se ele tinha passado para fazer parte da companhia, porque o diretor parecia tao nao-empolgado!? O "nao" girava em sua cabeça, enquanto caminhava de volta para casa, nao poderia aceitar este "nao"!
E justamente foi o que fez. No mês que se seguiu, o Ator estava tao focado em provar o seu valor, que o diretor se sentiu tocado com a dedicação de Preposição. Sabia que ele causava novas sensações na audiencia, já atestara, inclusive, que ele era capaz de ser aplaudido em pé por aqueles que o assistiam. Também, tivera a oportunidade de entender algumas das coisas que faziam-no unico como ator.
Assim, numa noite que se seguiu, o Diretor chamou o Ator ao centro do palco. Havia uma luz de holofote que mirava a cena e que se alegrou quando o diretor disse.
Diretor: Estamos preparando uma nova peça..
Ator: sim, estou ciente.
Diretor: e eu quero que voce seja o protagonista.
Ator: mas...
Diretor: Eu tenho certeza que é isso que quero! Voce é único e trabalhando juntos, podemos fazer o melhor espetáculo que o mundo ja viu!
ator: o senhor vai aceitar as minhas ideias?
Diretor: Posso nao concordar com elas, mas nao vamos brigar por isso. Diálogo serve para resolvermos. E nao me chame de senhor, que eu me sinto velho!
Ator: Muito obrigado! Eu nao vou decepcioná-lo!
Diretor: E eu espero nao te decepcionar, também!
E assim, os dois que pareciam tao diferentemente parecidos quando se conheceram, e que ninguem na companhia botava fé que aquele contrato fosse durar; surpreenderam a todos quando criaram o espetáculo 100% e este foi consagrado por um longo tempo...
___
Inspiração para este post. - (http://dani-sorato.blogspot.com/2010/04/teatro-dos-sonhos-old-trafford.html)
Lindo, espero que tenha entendido certo, pq se nao entendi, puff! foi mal, rss...

Diálogo


Desde sempre dá-se muita ênfase no poder de uma conversa. Em como tudo pode se resolver de maneira muito mais civilizada e simples, apenas pelo fato de se por para fora, em forma de palavras o que está acontecendo, o que se está pensando.
Sob várias circunstâncias nos encontramos com vontade de chorar ou com vontade de gritar. Pessoas que, como eu, foram criadas como "princesinhas" tendem a sentar e chorar, mas nao que isso seja uma regra! NAO! Eu diria que muito pelo contrário.
Eu provei por A + B que consigo me virar.
Desde o mês passado em que, entre outras coisas, me perdi em Cambridge e em Paris, e ainda tive que passar esse período todo com dinheiro contado, aprendi que a conversa pode te tirar de muito problemas, e ainda mais se voce se posta como uma pessoa consciente.
Se voce errou, simplesmente admita que o fez e tente consertar seu erro. Se precisa de ajuda, admita que nao sabe e diga que quer aprender. Enfim, seja humilde e diga com todas as letras que precisa resolver o problema.
Entre a vida de estágios e até um problema no carro, a gente compreende que também precisa se virar sozinho e acredite em mim quando eu digo: Diálogo é uma das suas melhores armas.
Fato é que, conversar nao é só bom para contar aquele papo da fulana que dormiu com o cicrano, ou desabafo com a melhor amiga. Conversar faz com que as pessoas cruzem aquele limiar que as separa de um animal qualquer. Quando voce opta por conversar ao invés de sair quebrando tudo ou sentar e chorar, você se torna ALGUÉM e nao MAIS UM.
Pense nisso e diga se nao concorda.

Água abaixo

E dizem que é possivel tirar alguma liçao quando perdemos alguma coisa. De fato, sim, aprendemos, mas no momento da decepçao pensamos duas vezes se aquilo foi ou nao uma boa coisa, se foi boa coisa nossa de nos empolgarmos com as possibilidades.
Empolgar-se com alguma coisa e ela nao se concretizar, nao é o fim do mundo! Soa estranho a super prevenida-competitiva eu falando com frases de efeito sobre encorajamento. É, é estranho pacas, mas frases de efeito funcionam quando elas tem razao.
Sim, digo que essa tem razao pois as oportunidades sao grandes e até mesmo generosas quando voce é alguem que vale a pena. Nao falando somente em relacionamentos, mas tambem na vida profissional, acho que principalmente na vida profissional.
Convites nunca desaparecerão, empregos sempre estarão por ai e mais ainda, sua confiança nao pode ser abalada por um NAO.
Principalmente se esse NAO foi lhe dado com tanto pesar. Digo, se a pessoa quem lhe deu o tal do NAO na verdade queria te-lhe dito que SIM.
Ah, e nao adianta se colocar na frase do tal "jeitinho brasileiro", para ser alguem que vale a pena, voce precisa acreditar nisso e mais ainda investir nessa imagem.
Neste momento vc deve estar se perguntando: "mas como ela escreve um post motivacional, se o titulo chama agua abaixo?"
Explico: Receber um NAO para mim é muito dificil, e por algum tempinho eu fico em estado de completo entorpecimento. Como se o NAO me cortasse as asas e até a vontade de voar.
Quando escrevo algo como esse post tenho a oportunidade de organizar tudo q aconteceu e tentar achar uma soluçao ou mesmo acalmar a mim mesma. Entao é, é um ato individual e sem a vontade de causar uma revoluçao.
No entanto o fracasso aparece para todas as pessoas, mais dia ou menos dia. O negocio é aprender a lidar com o NAO e crescer com ele.
Nao estou dizendo que é simples, nao é, mas também nao é a pior coisa do mundo, ou a ruina da sua existencia. Um NAO so desmoraliza se voce achar que ele merece todo esse ibope.
"Faça as pessoas se perguntarem porque voce ainda está sorrindo!"
E lembre-se que SIM e NAO sao palavras bem subjetivas...

Gotas viajantes



Agora que ela está de volta à atmosfera
Com gotas de Júpiter em seu cabelo, hey, hey, hey
Ela age como o verão e caminha como a chuva
Me recorda que há tempo para mudar,hey, hey, hey
Desde o retorno de sua temporada na lua
Ela ouve como a primavera e conversa como junho, hey, hey, hey

Mas diga-me, você velejou através do sol?
Você chegou até a Via Láctea,
para ver as luzes todas apagadas
E que o céu está superestimado?
Diga-me, você se apaixonou por uma estrela cadente,
uma sem uma cicatriz permanente,
e você sentiu minha falta
enquanto você estava buscando por si mesma lá fora?

Agora que ela está de volta daquelas férias da alma
Traçando seu caminho através da constelação, hey, hey, hey
Ela checa Mozart enquanto ela faz Tae-bo
Me lembra que há espaço para crescer, hey, hey, hey
Agora que ela está de volta à atmosfera
Estou com medo que ela possa me ver como um qualquer
Contou uma história sobre um homem
que tinha muito medo de voar então ele nunca aterrisou

Diga-me, o vento te fez flutuar?
Você finalmente teve a chance de dançar junto à luz do dia
e voltar para a Via Láctea?
E diga-me, Vênus te surpreendeu?
Foi tudo o que você quis encontrar
e você sentiu minha falta
enquanto você estava buscando por si mesma lá fora?

Você consegue imaginar, nenhum amor, orgulho, frango frito,
seu melhor amigo sempre te defendendo
(mesmo quando eu sei que você está errada)?
Você pode imaginar nada de primeira dança
Romance seco congelado
conversa de 5 horas no telefone,
o melhor leite de soja que você já tomou e... eu?

Mas diga-me, o vento te fez flutuar?
Você finalmente teve a chance de dançar junto à luz do dia
e voltar para a Via Láctea?
Mas diga-me, você velejou através do sol?
Você chegou até a Via Láctea, para ver as luzes todas apagadas
E que o céu está superestimado?
Diga-me, você se apaixonou por uma estrela cadente,
uma sem uma cicatriz permanente,
e você sentiu minha falta enquanto você estava buscando por si mesma?
Nanananananananananananana

E você finalmente teve a chance de dançar junto à luz do dia?
E você se apaixonou por uma estrela cadente?
Se apaixonou por uma estrela cadente?
E você está se solitária buscando por si mesma aí fora?


-Achar a inspiraçao é bem complicado, diga-se de passagem quando um mundo de coisas parece acontecer todas ao mesmo tempo. Elas explodem em cima de voce quando voce menos espera, no entanto é muito bom ter alguem que voce pode contar.
Sim, alguem ou alguens, mas neste momento de quem eu falo é de um tal cara que conseguiu virar titular na minha vida. É realmente engraçado como as coisas aconteceram, rapido de mais? Intensas de mais? Na hora de mais? atrasado de mais? nao necessariamente, na verdade acho que tudo está acontecendo da maneira que era para acontecer, pq caso contrario acho q nao me sentiria como estou me sentindo agora.
Quanto as perguntas da musica, sim, a todas a elas, inclusive me apaixonar por uma estrela cadente, mas talvez ela tenha sim, uma cicatriz no final de tudo...
Se antes eu caçava gotas de jupiter sozinha, agora quero ir atras delas com voce...será que vai aceitar meu convite?